O que faz um desenvolvedor QlikView?

Tempo de leitura: 4 minutos

O que faz um desenvolvedor QlikView?

Para saber se estamos no caminho certo, peço que avalie este post usando as estrelinhas abaixo:


banner-produtos-qlikview

Um desenvolvedor Qlikview não é um programador comum, um programador conhece uma ou duas linguagens de programação e sabe transformar as necessidades em lógica de programação, estas habilidades são muito bem vindas no ambiente transacional, no ambiente analitico são necessárias outras habilidades conforme abaixo:

Habilidades de codificação

O desenvolvedor QlikView precisa codificar em quatro ou cinco línguas diferentes, praticamente ao mesmo tempo. Você tem a carga utilizando sintaxe de script, instruções SQL, expressões do QlikView, análise de conjunto e, em seguida, VBA, se você precisar de macros ou automação avançada.

É verdade que um bom conhecimento SQL facilitará a criação dos scripts de carga e aqueles com boas habilidades em Excel saberão fazer as expressões; é a capacidade de fazer tudo de uma vez que é vital.

A disciplina para trabalhar em um ambiente de maiúsculas e minúsculas e visão para elaborar soluções para problemas onde não existem um desenho padrão de sistema são essenciais.

Noções básicas sobre dados

Isto parece tão óbvio que não deveria ser necessário mencionar. Erros clássicos incluem somar as porcentagens e escolha incorreta do modelo de gráfico. Hoje em dia também é necessário conhecer como gravar os dados na nuvem.

Noções básicas sobre o negócio

Para um painel em QlikView ser util para um negócio deve apresentar uma visão de cada área desse negócios. Isso requer que o desenvolvedor QlikView tenha uma compreensão real do negócio e os processos que o fazem acontecer.

Mesmo se o desenvolvedor não é o analista (em minha experiência, muitas vezes são) traduzir os requisitos em visualizações inspirados leva algum nível de conhecimento.

Experiência em empresas diversas

Geralmente o cliente pede para replicar os relatórios existentes no Cristal ou no Excel dizendo “isso é o que nós sempre fazemos”. Ser capaz de fornecer exemplos de como outras organizações fazem as coisas do mundo real permite que as organizações quebrem o molde – e permite a descoberta de novas maneiras de ver o negócio.

Também há uma diferença enorme no que é importante para as pessoas em diferentes tipos de empresas, uma experiência em muitos mercados verticais pode equipar o desenvolvedor QlikView para saber o que é susceptível e necessário em qualquer painel particular que eles criam.

Melhores práticas Qlikview

Há uma série de desenvolvimento de melhores práticas que pode fazer um enorme impacto sobre o desempenho e a usabilidade de um documento em QlikView.

Estes variam de modelo de dados, codificação de padrões e regras de design de interface.

O desenvolvedor QlikView precisa acompanhar todas estas práticas, também é muito bom conhecer outras tecnologias.

Capacidade de perguntar

Mais uma vez parece óbvio.

Muitas vezes os requisitos fornecidos para o desenvolvedor QlikView são escassos, como já construi algumas soluções tenho uma idéia do tipo de visão que as pessoas querem ver sobre alguns assuntos: vendas, CRM, pedidos, faturamento, etc – mas é fácil pensar errado.

A única maneira de acertar as coisas é sentar com os principais clientes do projeto com um bloco de papel na mão e perguntar-lhes o que é que eles querem alcançar. Para isso leia o post  “Levantamento de requisitos para projetos de dashboard em Qlikview

Habilidade com as pessoas

Portanto, isto significa que não é só codificar um painel ou dashboard você precisa contar com as pessoas e com a sua competência.

Para ganhar a confiança do departamento de ti e atender as necessidades do diretor financeiro você precisa ter habilidade com as pessoas. Um projeto típico de QlikView deve envolver as pessoas de muitas áreas de um negócio, e sempre existe uma pessoa que faz a centralização de tudo, se aproximar dela facilitará o sucesso do projeto.

Conclusão

Então para resumir, o desenvolvedor QlikView deve ser alguém que possui muitas habilidades diferentes – e sabe quando aplicar cada uma delas.

As habilidades acima são necessárias em praticamente qualquer outro papel hoje em dia – e não podemos esquecer a capacidade de trabalhar sob pressão e com prazos curtos. (Post sobre projetos)

Sempre haverá vaga para um bom desenvolvedor Qlikview.

nerd