fbpx

Qlikview

O que é Qlikview

Roberto Oliveira
Escrito por Roberto Oliveira em 22/03/2017
O que é Qlikview
Junte-se a mais de 3.500 pessoas

Entre para nossa lista e receba um ebook exclusivo sobre as fases do projeto de business intelligence

O que é Qlikview

QlikView é um software que torna possível recuperar e assimilar dados de fontes diferentes. Após serem carregados no programa, os dados são apresentados de forma fácil de ser entendida e manejada.

Conheci o Qlikview no MBA de Business Intelligence do IBTA/SP em 2012, a apresentação foi bem superficial porém a proposta do software está alinhada com os meus objetivos, levar o BI para as pequenas empresas e para o governo criando algo como Governament Intelligence, então comecei a estudar a ferramenta.

Conceitos de BI

O termo Inteligência de Negócios significa, resumidamente, coletar dados de diversas fontes, organizá-los, analisá-los e compartilhá-los com os executivos mais importantes da empresa. Estes então transformam essas informações relevantes em decisões importantes para o futuro.

Outra definição aponta o BI como um guarda-chuva que se refere a uma variedade de aplicações usadas para analisar e organizar uma série de dados. Em outras palavras, esses sistemas pegam vastas quantidades de dados e as transformam em um modelo visual – a partir de gráficos e tabelas – que permitem uma análise sofisticada das tendências de negócio.

O BI é composto, basicamente, por ferramentas, infraestrutura, profissionais e dados.

A junção desses componentes é o que permite a criação e manutenção de um sistema de apoio a decisão dentro da organização.

bi1Os dados, como sabemos, são as entradas (inputs) para a geração das informações gerenciais que apoiam a decisão. Esse componente é essencial e fruto dos mais diversos sistemas de informação distribuídos pela organização.

A qualidade do dado é importante também, por isso as empresas devem desenvolver ou adquirir seus sistemas internos pensando em padronização (categorização e detalhamento do dado) e na possibilidade de futura aquisição de uma solução BI, com isso, o custo para se ter um BI efetivo é bem menor e com grande valor agregado.

qlikview_diagramaO Prof. PhD. Ralph Kimball é um dos precursores dos conceitos de armazém de dados e sistemas de apoio à decisão realizando pesquisas e conceitos desde 1982. Seus estudos influenciam até hoje a maioria dos projetos de Inteligência de Negócios das empresas no Brasil e no mundo.

A metodologia Kimball, mais conhecida como modelagem dimensional, ensina como tornar sistemas transacionais em sistemas orientados ao mundo empresarial, permitindo uma maior organização, melhor compreensão e rapidez (KIMBALL, 1996).

Eu vejo o BI como tudo que a empresa faz para melhorar a gestão e a organização dos dados.

Para mim, inclui relatórios e análises, embora exista muito mais a olhar, de qualquer forma, eu penso que o termo BI está sendo rapidamente mudado para “business analytics” ou  “business discover”.

Portanto, é importante uma análise detalhada dos componentes disponíveis para avaliar as características e funcionalidades que se adequem bem à organização. Com isso as chances de êxito são maximizadas e o retorno sobre o investimento é praticamente garantido.

A vantagem exclusiva do QlikView In-Memory, tecnologia de memória associativa patenteada no QlikView, é o fundamento da próxima geração de inteligência de negócios (BI).

Ela praticamente elimina os problemas e a complexidade quem assolam tradicionais ferramentas de inteligência de negócios baseadas em disco: a incapacidade para criar rapidamente as análises, acesso lento a dados limitados e fontes de dados, e a dependência de TI para criar e alterar a análise. O QlikView permite que usuários consolidem diferentes fontes de dados, realizem pesquisa associativa, bem como visualizem e analisem as respostas às perguntas críticas.

O QlikView elimina a abordagem da memória da dependência rígida, que são modelos pré-construídos de dados. Isso permite que os usuários atendam suas demandas específicas, criando facilmente o seu próprio ponto de vista dos dados, permitindo foco na gestão de capacidade e implantação de serviço, ao invés de uma fila interminável de solicitações de alterações do relatório.

Principais diferenciais do Qlikview

QlikView: busca Associativa

Busca Associativa

Sistema de pesquisa que propicia respostas rápidas de negócios exatamente da maneira que você precisa.

QlikView: consolidação de diversas bases de dados em uma única visão

Consolidando diversas bases em uma única visão

A tecnologia do QlikView permite combinar dados de qualquer fonte, que podem ser de outros sistemas (MS Sql Server, Oracle, MySql, PostgreSQL) ou Data warehouse, arquivos xls e arquivos txt.

QlikView: interface fácil e intuitiva

Toda a informação no poder de um “Qlik”

Através de interface fácil e intuitiva, a grande maioria dos objetos do QlikView além de mostrarem os dados podem ser visualizados com a utilização de filtros, tornando as informações fáceis de serem compreendidas.

QlikView elimina problemas de lentidão. No QlikView os cubos são gerados dinamicamente na memória

Tecnologia “In-Memory”

Devido à sua tecnologia de trabalhar com todos os dados carregados em memória, o QlikView praticamente elimina os problemas de lentidão e complexidade: os cubos são gerados dinamicamente na memória facilitando toda a criação.

QlikView: acesso pelo usuário de multiplataformas - navegadores de internet, dispositivos móveis (iPhone, iPad, Android e BlackBerry)

Acesse de onde você estiver

Os indicadores podem ser acessados de qualquer plataforma através dos maiores browsers do mercado (Internet Explorer, Firefox, Safari, Chrome). Um grande diferencial do Qlikview é permitir acesso mobile dos mais populares dispositivos móveis, incluindo o iPhone, iPad, Android e BlackBerry.

Com o Qlikview, você adquire uma liberdade sem precedentes na área de trabalho com a análise de dados dinâmica, interativa, quando e onde você precisar, além da seleção de dados completos, pesquisa associativa e visualização avançada.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *