fbpx

Geral

O que é Business Intelligence

Roberto Oliveira
Escrito por Roberto Oliveira em 10/07/2017
O que é Business Intelligence
Junte-se a mais de 3.500 pessoas

Entre para nossa lista e receba um ebook exclusivo sobre as fases do projeto de business intelligence

Business Intelligence é um conjunto de processos, tecnologia e competências.

Business Intelligence possui um conceito amplo, para este autor é um conjunto de processos, tecnologia e competências que, quando implantados de maneira eficiente aumentam a eficácia do negócio.

* Diferença entre Eficácia e Eficiência

A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, já a eficácia consiste em fazer as coisas certas.

Podemos encontrar outros conceitos que se resumem ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios, é um conjunto de técnicas e ferramentas para auxiliar na transformação de dados brutos em informações significativas e úteis a fim de analisar o negócio.

O objetivo do BI é tornar a organização mais eficiente, o fornecimento de informações e conhecimento de maneira confiável e regular torna o processo de decisão e direcionamento do negócio mais seguro, quando oferecemos uma informação estamos diminuindo o universo de escolha, isto é um principio da probabilidade.

Business Intelligence é um termo do Gartner Group, o conceito surgiu na década de 90 e descreve as habilidades das corporações para extrair os dados e explorar as informações em proveito dos tomadores de decisão, analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito, o que lhes permite incrementar e tornar mais pautada em informações a tomada de decisão.

O que são Dados

Os dados são quaisquer fatos, números ou texto que podem ser processados por um computador.

Hoje, as organizações estão acumulando uma crescente quantidade de dados em diferentes formatos e diferentes bases de dados.

Isso inclui:

  1. Dados operacionais ou transacionais
    1. vendas, custo, inventário, folha de pagamento e contabilidade
  2. Dados não operacionais
    – como vendas da indústria, dados de previsão e dados macro-económico
  3. Metadados
    – dados sobre os dados em si, como o design de banco de dados lógico ou definições de dicionário de dados

Os padrões, associações, ou relações entre todos esses dados podem fornecer informações.

Por exemplo, a análise de ponto de venda pode render informações sobre quais produtos estão vendendo e quando.

business-intelligence

Conhecimento

As informações podem ser convertidas em conhecimento sobre os padrões históricos e tendências futuras.

Por exemplo, informações resumidas sobre as vendas de supermercados no varejo podem ser analisadas à luz dos esforços promocionais para fornecer o conhecimento do comportamento de compra do consumidor, assim, um fabricante ou revendedor pode determinar quais itens são mais suscetíveis a esforços promocionais.

Os principais objetivos do BI são:

  • Permitir o acesso interativo aos dados;
  • Proporcionar a manipulação desses dados;
  • Fornecer aos decisores a capacidade de realizar análises.Vamos conhecer as várias faces de um projeto de BI, estas faces não serão obrigatoriamente apresentadas na ordem que são criadas, inclusive algumas etapas podem acontecer simultaneamente, por isso leia e aprenda os conceitos de maneira livre e ao final do livro daremos uma ideia da melhor forma de implantação de um projeto deste porte.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.