O que é Business Intelligence – Explicando para a minha vó

Tempo de leitura: 1 minuto

O que é Business Intelligence – Explicando para a minha vó

942009040_1388692645

Desde de pequeno eu me interessei por tecnologia e negócios, com 10 anos já tinha um cartão de visitas e ensinava linguagem Basic em um MSX da Gradiente.

Olhando para o passado vejo que a minha maior habilidade era explicar para minha vó o que eu fazia, ela sempre se interessou por tudo mas, como nunca tinha visto um computador, era muito difícil conversar sobre o assunto, aí eu inventava umas histórias para exemplificar e no final ela acabava entendendo.

Gradiente_Expert_Brazil

Então vamos lá, esta série “Explicando para a minha vó” vai abordar alguns conceitos que abordo neste blog em uma linguagem bem simples e voltada para os iniciantes neste mercado, espero que ajude o entendimento.

O que é Business Intelligence

Imagine um hospital onde a figura do médico é a mais importante pois é esse profissional que vai aplicar o tratamento para aliviar a dor do paciente, o médico pode olhar para o paciente, auscultar, apalpar, mas só toma uma atitude após ver os exames, estes exames podem ser de sangue, urina, ultra som entre outros, são eles que vão mostrar em números e fotos qual é o real estado da doença e para onde ela pode evoluir.

MDICO_~1

Fazendo um paralelo com o mundo dos negócios os executivos e diretores de uma empresa são os médicos, eles precisam tomar decisões que podem mudar o rumo da empresa e por isso precisam ler os exames, estes exames são os gráficos e as tabelas que mostram a real posição e saúde do empreendimento, com isso em mãos eles podem dirigir a empresa sem parecer que estão “chutando” ou trabalhando por intuição.

thumb_editora1

até a próxima.