fbpx

Geral

O Data Warehouse

Roberto Oliveira
Escrito por Roberto Oliveira em 10/07/2017
O Data Warehouse
Junte-se a mais de 3.500 pessoas

Entre para nossa lista e receba um ebook exclusivo sobre as fases do projeto de business intelligence

O Data Warehouse

Data warehouse é um banco de dados estruturado que oferece suporte à tomada de decisões gerenciais.

Esse tipo de banco de dados contém uma grande variedade de elementos que ensejam a construção de uma imagem coerente das condições da organização em um determinado período no tempo. A ideia principal de um DW é fornecer uma infraestrutura de banco de dados que esteja sempre online e contenha todas as informações dos sistemas operacionais da empresa, incluindo dados históricos.

O Data Warehouse é um grande depósito de dados que armazena as informações das empresas de forma consolidada. Seu grande princípio é integrar dados de diferentes sistemas em atualização periódica de longo prazo que possibilita a visualização de relatórios de períodos de duração mais prolongada.

Aplicações de um Data Warehouse

As informações organizadas em um Data Warehouse possibilitam a produção de relatórios e análises em séries históricas, dentre outras funcionalidades, com base nos dados produzidos a partir de uma base confiável é possível tomar decisões assertivas com embasamento em relatórios precisos e amparados por informações sistematizadas.

Segurança e integridade dos dados

A informações de um Data Warehouse estão disponíveis apenas para leitura, seus dados não podem ser modificados, exceto em casos onde tais dados tenham sido inseridos de modo incorreto. A possibilidade de fazer apenas a leitura das informações assegura a integridade do conteúdo armazenado.

Benefícios do Data Warehouse

A centralização dos dados é o grande atrativo, tal organização resulta em maior agilidade para captação e utilização dos dados. As informações de períodos maiores obtidas do sistema são capazes de oferecer análises históricas que preveem tendências e auxiliam no planejamento a longo e curto prazo. Soma-se a estas características a melhor usabilidade dos dados de análises de sistemas transacionais.

O Data Warehouse é uma solução para toda a empresa, se tornando as vezes muito grande e complexo, necessitando de técnicos especializados para a sua manipulação, uma solução menor e mais especifica é a utilização de Data Marts.

Data Mart

A intenção do Data Mart é dividir a centralização de dados única de um Data Warehouse e levar essa consulta de dados ao nivel de cada departamento.

Por exemplo, quando temos um grupo de dados para consulta somente para o departamento de RH, temos um data mart de RH, entendeu? Os Data Marts atendem às necessidades de unidades específicas de negócios, ao invés da corporação como um todo, otimizam o fornecimento de informações de suporte à decisões operacionais e táticas.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.