Nova estratégia para o Qlik Sense Desktop

Nova forma de distribuir o software

Dando continuidade a sua estratégia de reposicionamento dos produtos e da marca a Qlik resolveu mudar a politica de disponibilização do Qlik Sense Desktop, a partir do dia 30 de junho/2020 a utilização deste recurso que era totalmente gratuito e sem limitação será pago mediante autenticação em um servidor Qlik.

Segundo o comunicado da empresa será oferecido um tempo para testes (ainda não divulgado), neste caso chamamos este tipo de estratégia de “limited trial”, o software será removido dos sites oficiais de download e as instalações vão parar de funcionar.

Será seguido o calendário abaixo:

Jan/2020
Os downloads gratuitos do Qlik Sense Desktop serão removidos dos sites da Qlik, durante e após esse período, o Qlik Sense Desktop ainda estará disponível no site de download do cliente. Se você não tiver acesso ao site de download do cliente, poderá usar este link de download temporário para obter a versão mais recente do Qlik Sense Desktop e continuar usando gratuitamente. Durante esse período, não haverá alterações no Qlik Sense Desktop.

Link: http://qlik.com/qliksensedesktopdirectupgrade?_ga=2.157831673.2132896244.1575402863-1792507136.1570056125

Fev/2020
Ao iniciar o Qlik Sense Desktop aparecerá um alerta das próximas alterações. Essa exibição será gerada em todas as versões do Qlik Sense Desktop (incluindo versões lançadas anteriormente). No momento, os usuários podem continuar usando o Qlik Sense Desktop gratuitamente, no entanto, é altamente recomendável que os usuários iniciem a transição para uma edição paga do Qlik Sense iniciando uma avaliação do Qlik Sense Business ou autenticando o Qlik Sense Desktop no Qlik Sense Enterprise no Windows se sua empresa já for cliente da empresa.

Jun/2020:
O acesso gratuito ao Qlik Sense Desktop será interrompido, para continuar usando os usuários devem se autenticar no Qlik Sense Enterprise. Os usuários ainda poderão acessar os arquivos QVFs em seu sistema de arquivos local e copiar os arquivos para outras edições do Qlik Sense.

O Qlik Sense Desktop continuará recebendo atualizações e continuará sendo um cliente Qlik Sense totalmente suportado de implantações pagas usando o Qlik Sense Enterprise.

Qlik Sense® Business

Para marcar sua posição no mercado de Cloud Business Intelligence a Qlik já lançou o Qlik Sense® Business, por $30/usuário/mês você terá um servidor completo e pleno de Qlik Sense totalmente na nuvem, está incluso no pacote: 5 Shared Spaces, 1.25GB por aplicativo, 250GB de espaço total de armazenamento e 50 atualizações de carga por mês.

Author: Roberto Oliveira

Roberto Oliveira é escritor, desenvolvedor e palestrante especialista em Business Intelligence e Desenvolvimento web há 20 anos. Roberto foi o criador do evento QMeeting que reuniu + de 300 profissionais da área de BI e mais de 70 empresas para discutirem o futuro do mercado no Brasil e como melhorar a experiência do cliente na entrega do projeto em 2014 e 2015. Utiliza este blog para divulgar os conceitos de Business Intelligence e dicas das ferramentas Qlik.