Governança de dados, sua empresa precisa disso.

Tempo de leitura: 2 minutos

data_governance

Governança de Dados é a gestão de políticas, processos, pessoas e tecnologias, que visa estruturar e administrar os ativos de informação, com o objetivo de suportar a tomada de decisão, aprimorar a eficiência operacional e promover a rentabilidade do negócio, ou seja, pense agora, quem na sua empresa possui a gestão de toda a informação que seus sistemas geram a cada minuto?

Se você responder que é o DBA ou a área de TI ou até o Diretor financeiro, sua empresa está caminhando para o caos da informação, hoje em dia não é mais possivel negligenciar uma gestão profissional para um dos ativos mais importantes dentro de uma organização: a informação.

A Governança de Dados garante que a informação é utilizada formalmente em toda a empresa e pode ser confiável para fornecer decisões eficazes.

Alguns dos objetivos da aplicação de práticas de governança de dados incluem:

  • Aumento da consistência;
  • Redução da redundância;
  • Aumento da conformidade;
  • Aumento da segurança;
  • Reutilização de processos;
  • Padronização de conceitos.

Esta área está intimamente ligada com a parte estratégica da empresa, então a primeira atuação deve ser no entendimento dos objetivos de negócio e identificação das necessidades futuras, a visão da empresa. Para isso atua na elaboração do plano estratégico e na reavaliação periódica deste planejamento junto a diretoria.

Não podemos esquecer que a área de TI é aquela que domina a informação por tomar conta dos sistemas e banco de dados que fazem a empresa trabalhar, para ajudar TI o departamento de governança atua no mapeamento do ciclo de produção da informação, integração de dados, padronização e gerenciamento de metadados e da modelagem.

Outra parte importante e ligada a TI é a segurança destes dados, a criação de políticas e melhores práticas de produção e consumo da informação no ambiente corporativo é de suma importancia para a organização. Este documento deve conter a definição de políticas e padrões para coleta, armazenamento e utilização das informações, definição de procedimentos para acesso e proteção dos dados e atendimento às questões regulatórias ou referente a leis do pais.

c09-solutions-data-governance-diagramwithhuman

Por fim a manutenção do nível de Qualidade de Dados é o foco final de todo trabalho de governança, este diferencial vai influenciar na capacidade da empresa de tomar decisões rápidas e propiciar um ambiente confiável para a inovação, faz parte da responsabilidade do setor:

  1. Definição e revisão das métricas de Qualidade de Dados;
  2. Monitoramento de métricas de Qualidade de Dados;
  3. Ações para melhoria do nível de qualidade das informações;
  4. Oferta de serviços padronizados;
  5. Disseminação dos conceitos de Qualidade de Dados pela empresa.

Se sua empresa não está neste caminho a tendência é que surjam as famosas “ilhas de dados” onde cada um possui sua fonte, seus conceitos e sua forma de exibir a informação.