fbpx

Qlik Sense

Curso de Qlik Sense - Aula 1

Roberto Oliveira
Escrito por Roberto Oliveira em 05/09/2016
Curso de Qlik Sense - Aula 1
Junte-se a mais de 3.500 pessoas

Entre para nossa lista e receba um ebook exclusivo sobre as fases do projeto de business intelligence

Nesta aula vamos dar os primeiros passos no desenvolvimento de dashboards utilizando o Qlik Sense.

O Qlik Sense é uma plataforma de análise de dados da nova geração que capacita todos a criar facilmente uma gama de visualizações interativas e flexíveis que impulsionam a descoberta através da intuição.

Qual é a diferença entre o Qlikview e o Qlik Sense

O Qlikview é voltado para Análise Guiada, ou seja:

  • Existe uma equipe que levanta os indicadores e cria as analises disponibilizando um dashboard;
  • O dashboard responde as perguntas cotidianas;
  • É possível interagir filtrando as análises;
  • Foco: Robustez, Governança e Desenvolvimento

O Qlik Sense é voltado a self service BI

  • Existe uma equipe que cria o modelo de dados inicial disponibilizando para os usuários;
  • Os aplicativos respondem a perguntas ad-hoc;
  • É possível interagir criando novas visões e análises além de filtrar;
  • É possível criar análises guiadas;
  • Foco: Facilidade, Rapidez e Mobilidade

O Qlik Sense permite uma pesquisa intuitiva em seus dados inclusive com informações de diversas fontes diferentes, por exemplo: Tabelas do ERP cruzadas com o CRM e mais uma planilha.

Toda a criação é realizada por meio de drag-and-drop, o compartilhamento de aplicativos é facilitado e além de acessar podemos criar aplicativos em grupo.

Para explicar melhor como uma situação ocorreu ou alguma ideia que tivemos utilizamos o recurso de “Data Storytelling”, cada slide criado reforça um pensamento e conta uma história.

O Qlik Sense 3.0 facilita o data integration porue analise o conteudo dos dados apresentados e sugere relacionamentos entre as tabelas.

Mapas no Qlik Sense

A plataforma já vem com uma ferramenta de mapas embutida, esta ferramenta cria “geo pontos” quando encontra informações de latitude e longitude em uma das tabelas.

Objetos e Extensões

O Qlik Sense já possui os melhores gráficos para nossos dashboards, porém ainda podemos ir mais longe, com a API aberta possibilita a criação de extensões que podem ser utilizadas em casos e necessidades especificas, você encontra as extensões no site Qlik Branch, uma plataforma criada pela Qlik com o objetivo de hospedar e dar suporte aos projetos de extensão da ferramenta.

Centralized Libraries

A Empresa comanda a regra de negócio.

O Qlik Sense possui um recurso para armazenar dimensões, métricas ou visões que podem ser gerenciadas por uma equipe ou por uma pessoa que domina a regra e práticas do negócio em questão.

Exemplo: Digamos que sua empresa possui um KPI que se calcula desta maneira: (Soma(Venda)-Juros_Acumulados*Indice_Maluco+0.8) e chama de %CCPREV – existem situações que o colaborador precisa deste kpi mas não sabe a fórmula, ou acha que sabe mas está errado, de qualquer maneira utilizando a biblioteca centralizada todos os campos estarão corretos e verificados pois são gerenciados centralizadamente por alguém competente para isso.

Qlik Web Connectors

Esta versão 3.0 já vem com a possibilidade de utilização de conectores para redes sociais e serviços em nuvem tais como: Facebook fan pages & groups, Google AdWords, YouTube Analytics, Twitter, Microsoft Dynamics CRM, MailChimp e SugarCRM.

Espero ter dado alguns conceitos teóricos sobre a ferramenta e preparado o terreno para a parte prática do negócio.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.