Tempo de leitura: 1 minuto
Business Intelligence como estratégia de gestão
Sempre procurei trabalhar com tecnologia focada nas pequenas empresas, acho incrível poder levar conceitos como CRM e sistemas que automatizam processos para empresas que possuem uns 30 funcionários e está crescendo, a alguns anos venho estudando assuntos relacionados com medição de performance, indicadores, KPI´s, ou seja, ferramentas para conhecer o negócio, por isso escolhi fazer um MBA focado em Business Intelligence
Durante os estudos pude perceber que esse papo de Business Intelligence está bem longe da realidade dos pequenos empresários (pelo menos como foi apresentado!), estruturas como data warehouse, datamarts, ODI, ETL e dashboards são caras e demoram para serem implementadas, isso cria um abismo entre a pequena empresa e o conceito de Business Intelligence, então vou mudar o meu foco e criar uma metodologia que facilitará as pequenas empresas conhecer e saber como está o seu próprio negócio, e não é para responder somente: “Quanto eu vendi neste mês? ” ou “Onde eu gasto mais?” , quero falar de inteligência e lucro, pois o objetivo de qualquer empresa é ser lucrativa.
Por isso gostaria de iniciar um bate papo via comentários abaixo para saber quais são as dúvidas que assombram a cabeça do empresário brasileiro.
Deixo também um link sobre o assunto: http://imasters.com.br
Neste artigo nosso amigo Marcos Abellón fala que:
“De acordo com dados do IBGE, as pequenas e médias empresas são responsáveis por 20% da riqueza produzida no país. Isso significa algo em torno de 700 bilhões de dólares. Além disso, 60% dos empregos no Brasil são gerados pelas pequenas e médias empresas. Inserir as ferramentas de Business Intelligence nesSe nicho pode influenciar muito a economia do País!”
Também acho isso e vou apostar!