As 2 piores práticas do Business Intelligence
Os colaboradores estão famintos por informação útil para melhorar a tomada de decisões, ainda que as ferramentas de BI ofereçam a possibilidade de ter “insights”, a maioria dos “data consumers” não estão preparados para utilizar estas funções.
PRATICA 1: Escolha da solução de BI
As empresas falham ao não incluir os usuários do negócio na seleção da ferramenta, o pessoal de TI ou compras não sabem exatamente o que os usuários necessitam.
90% dos usuários são não técnicos, significa que somente 10% dos usuários têm conhecimentos suficientes para utilizar uma ferramenta com toda plenitude necessária.
As empresas necessitam de soluções de BI que sejam fáceis para usuários não técnicos e investir em treinamento em análise de dados para atingir uma cultura voltada a dados.
PRATICA 2: Permitir que o Excel seja a principal plataforma para tomada de decisão.
O Excel é a ferramenta de analise de dados mais utilizada em todo o mundo e a sua beleza reside no fato de oferecer uma interface extremamente simples para executar várias funções de uso comum como somar, agregar, pivotear dados, qualquer colaborador pode ter acesso facilmente.
O ponto fraco do Excel reside na qualidade e coerência da informação gerada, pois a criação da base para consulta e seus cruzamentos com outras bases acontecem de maneira manual e isso gera erros, sem falar do entendimento de meta-dados e conceitos dentro da empresa, um mesmo indicador pode ser calculado de várias maneiras de acordo com o entedimento do dono da planilha (ou de sua necessidade!)
O Excel não foi concebido como ferramenta de BI. As aplicações de BI só devem utilizar dados procedentes de fontes confiáveis, o Excel é um software que permite aos utilizadores, individualmente, acumularem os dados dos quais depende o seu trabalho em arquivos pessoais.
A empresa deve minimizar o trabalho realizado no Excel e impedir o acumulo de dados em planilhas pessoais.
Podemos até pensar em converter o Excel em um front end do BI, não é uma solução final mas pode ser um caminho para arrumar a casa.
Outros pontos são considerados piores práticas de business intelligence, deixe nos comentários a sua opinião ou experiência profissional nesta área.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.