O objetivo da Gol foi aprimorar o atendimento aos clientes para controlar o fluxo e as filas formadas em aeroportos.
A parceria começou em fevereiro de 2015, quando a companhia aérea buscou uma ferramenta corporativa para monitorar seu fluxo de dados. Hoje, o número de licenças da plataforma Qlik já passa de 200, distribuídas nos 15 painéis de controle interno da companhia.
Com a plataforma, a Gol buscou acelerar o autoatendimento nos totens da companhia nos aeroportos, monitorar problemas e auxiliar os passageiros no atendimento.
A solução também foi utilizada para traçar estratégias e monitorar os aeroportos.
“É possível medir o tempo médio de atendimento em cada balcão dos aeroportos. Dessa maneira conseguimos direcionar nossos esforços para os lugares que mais necessitam de atenção. Isso ajuda a prestar um serviço melhor para o cliente final”, relata Paulo Palaia, diretor de TI da companhia.
Na área comercial, os painéis acompanham as metas de vendas e possibilitam que cada funcionário consiga acompanhar sua performance.
O acesso aos indicadores internos também ficou mais ágil. Antes cada área tinha indicadores similares, porém calculados com regras e ferramentas diferentes.
“Alguns números apareciam com valores diferentes, sendo que departamentos como Finanças e Comercial mediam os mesmos dados, porém com perspectiva diferente. Com a Plataforma Qlik, temos muito mais conforto na tomada de decisão, já que os dados são centralizados e possuem valores igualitários”, detalha Palaia.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.