3 1/2 TIPOS BÁSICOS DE ANÁLISE DE DADOS

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Análise Descritiva

A análise descritiva é o uso de dados históricos para entender como o processo está se comportando e se os resultados estão superando metas e indicadores pré-estabelecidos.

Quando iniciamos um projeto de business intelligence onde projetamos dashboards e disponibilizamos para consumo de diversas áreas estamos na verdade neste primeiro ponto de maturidade corporativa que é a análise descritiva, simplificando vamos saber tudo que aconteceu e conseguir responder a perguntas do tipo:

  • Quando aconteceu?
  • Onde aconteceu?
  • Quanto foi o impacto financeiro?
  • Com qual frequência isto acontece?
  • Qual é o problema?

Resumo:

A Análise descritiva te fornece uma fotografia do presente e trabalha com o histórico de dados, cruzando informações com o objetivo de gerar um panorama claro e preciso dos temas relevantes para a empresa no presente momento. 

responsivo

Análise Preditiva

A análise preditiva já é mais avançada, ela se resume no uso de dados, algoritmos estatísticos e técnicas de machine learning para identificar a probabilidade de resultados futuros com base em dados históricos.

Neste ponto devemos ir além da análise descritiva e dos relatórios para fornecer uma melhor avaliação sobre o que vai acontecer no futuro.

O resultado final é a simplificação da tomada de decisão e a geração de novos insights que levem a melhores ações, mas a análise preditiva precisa de uma boa análise descritiva pois ela vai utilizar os resultados conhecidos para desenvolver (ou treinar) um modelo que possa ser usado para prever valores para dados novos.

Os resultados são previsões que representam a probabilidade de alguma coisa, por exemplo receita, variar de acordo com um conjunto de resultados anteriores.

Isso é diferente da análise descritiva, que ajuda a entender as principais relações e a determinar por que algo aconteceu.

Neste ponto podemos:

  • Identificar tendências,
  • Melhorar o desempenho dos negócios,
  • Promover a tomada de decisão estratégica,
  • Prever o comportamento.

Resumo:

Este tipo de análise é o mais indicado para quem precisa prever algum tipo de comportamento ou resultado. Esta técnica busca analisar dados relevantes ao longo do tempo, buscando padrões comportamentais e suas variações de acordo com cada contexto, a fim de prever como será o comportamento de seu público ou mercado no futuro, dadas as condições atuais. Muito útil para avaliar tendências de consumo e flutuações econômicas. 

Análise Prescritiva 

Parece muito a análise preditiva porém com objetivos ligeiramente diferentes, esta análise busca trazer informações de consequências de um acontecimento.

A análise prescritiva busca trazer um panorama dos tipos de produto que serão mais desejados ou o impacto que essas tendências terão no montante de vendas.

A análise prescritiva eleva nossa maturidade corporativa para o próximo nível ao sugerir a melhor forma de lidar com essa situação futura. As organizações podem atuar rapidamente em condições dinâmicas e fazer com que as decisões superiores em ambientes incertos ganhem uma forte vantagem competitiva.

Perguntas que podem ser respondidas:

  • Qual é o melhor perfil para Gerente de vendas no próximo ano?
  • Qual produto devo aumentar o investimento em marketing?

Exemplos típicos incluem: 

  • Gerenciamento de estoque,
  • Planejamento de produção,
  • Alocação de recursos operacionais,
  • Planejamento de distribuição,
  • Otimização de mix de marketing.

Resumo:

O objetivo da análise prescritiva não é somente prever resultados, mas oferecer uma visão sobre quais ações tomar de acordo com eles, sugerindo o melhor curso de ação entre as opções disponíveis. Isso pode mudar completamente um cenário atual de uma empresa, podendo ter mudanças físicas, de marketing ou de gestão por exemplo.

Relatórios estáticos (Este é o 1/2)

Relatórios estáticos não são análise de dados, um relatório é um conjunto de informações utilizadas para reportar resultados parciais ou totais de uma determinada atividade que esteja finalizada ou em andamento.

Qualquer necessidade extra de informação deverá ser resolvida com outro relatório.

Empresas que possuem somente este tipo de tratativa com os dados estão no nivel zero de maturidade corporativa.