13 dicas para o seu pessoal utilizar o CRM no dia a dia

Tempo de leitura: 3 minutos

13 dicas para o seu pessoal utilizar o CRM no dia a dia

por: Roberto Oliveira

1. Certifique-se de que o sistema é simples de aprender, certifique-se que os funcionários tenham a oportunidade de dizer o que faz e o que não faz sentido no sistema, você não quer mudar o fluxo de trabalho e tornar as coisas mas difíceis e demoradas do que antes do sistema de CRM ter sido implementado.

2. Divulgue os benefícios de CRM, todos devem ser informados sobre os benefícios da inserção de informações no sistema de CRM para incentivar o seu uso.

3. Proporcione treinamento adequado, treine os funcionários no que eles precisam saber, e não sobre todos os magníficos recursos do sistema. O treinamento das pessoas para usar a solução CRM não é uma atividade a mais, mas um processo para criar consciência, é importante assegurar a formação contínua no CRM, para todos os novos usuários ou aqueles que possam necessitar de um curso de reciclagem e para todos ao novos recursos implementados.

4. Identifique os super usuários, durante a implementação, identifique dois ou três pessoas que irão utilizar mais o sistema – como esses usuários estarão normalmente mais envolvidos com o projeto, eles vão se tornar evangelistas e garantirão que outros usuários adotem o sistema mais cedo.

5. Mantenha formas simples, o pessoal da área de vendas é normalmente muito ocupado, para garantir que os usuários de vendas possam rapidamente inserir dados no sistema, certifique-se que não haja mais do que cinco campos a serem preenchidos.

6. Não bombardeie os usuários com características técnicas do sistema, certifique-se de que o seu sistema é o mais simples possível para resolver o que os usuários precisam.

7. Forneça suporte, certifique-se de ter todas as informações [sobre o uso do seu software de CRM] disponíveis e de fácil acesso, para que os usuários não precisem de suporte para resolver todos os problemas.

8. Certifique-se de que executivos de alto nível estejam usando o sistema

9. Torne o sistema divertido (e competitivo) e recompense o uso, transforme o CRM em um jogo – com tabelas, recompensas e reconhecimento públicos.

10. Promova comunicação inter departamental, a comunicação entre departamentos é fundamental, qualquer novo sistema afeta a todos – Marketing, recepção, call center, até mesmo o TI – formando uma rede na qual todos devem entender os benefícios para uma adoção bem sucedida.

11. Verifique se o seu sistema é mobile-friendly, hoje as equipes de vendas usam uma grande variedade de dispositivos inteligentes, como tablets e smartphones.

12. Verifique se o seu CRM se integra com outros sistemas e principais aplicações, se o usuário ver que vai ter uma boa integração com algumas das principais ferramentas de que necessita diariamente vai gostar.

13. Coloque o seu CRM em um data center com acesso 24×7, é fundamental mover os dados de clientes de vários sistemas, como automação de marketing e e-mail, para o CRM, para criar um perfil holístico do cliente em em localização central permanentemente acessível.

Ao permitir que equipes de vendas possam acessar todas as informações de que necessitam a partir de um único lugar, o processo de vendas pode ser racionalizado e se tornar menos assustador para as equipes, um portal que permite que qualquer vendedor tenha uma visão padronizada de todos os recursos disponíveis para eles é uma ótima maneira de motivar a adoção.

Bem, se alguém tiver outras dicas pode falar.